Procure aqui


Profa. Márgara

TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Por Adriana Canela

Adriana Canela - coordenadora pedagógica
Integração de Mídias na Escola

*Adriana Canela

A integração de mídias nas escolas vem acontecendo naturalmente. O uso das tecnologias depende de como a prática pedagógica vem sendo realizada. As práticas pedagógicas que utilizam as tecnologias de forma planejada permitem que o aluno desenvolva autonomia, e tenha acesso à informação com rapidez e facilidade favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências no manuseio dos recursos tecnológicos. Neste contexto é necessário que o professor conheça as especificidades dos recursos midiáticos, visando incorporá-los nos objetivos didáticos dos planejamentos, para que possam enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos.

A pedagogia de projetos é uma proposta e trabalho interessante visto que nela o aluno aprende no processo de produzir e o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações passando a criar situações de aprendizagem, exigindo que ele esteja preparado para recriar sua pratica pedagógica, tendo consciência em que direção as atividades deverão seguir e quais os objetivos que deverão alcançar. Na pedagogia de projetos o professor realiza as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo, podendo ser um integrador entre as mídias e conteúdos, envolvendo uma inter relação nos conceitos e contribuindo para a melhoria do processo ensino aprendizagem.

Nas praticas pedagógicas e utilização da pedagogia de projetos, vejo a necessidade de integrar as potencialidades de informação e comunicação nas atividades pedagógicas a fim de estabelecer uma articulação com os conhecimentos e desenvolvimento de aprendizagens. Neste contexto, é necessário que o professor esteja participando de programas de formação para que possa desenvolver competências na produção deste novo conhecimento. Através da formação continuada os professores poderão obter o domínio das mídias e das novas linguagens midiáticas, podendo empregar os recursos e desenvolver suas potencialidades, estabelecendo conexões entre as tecnologias e as atividades nas quais ele atua como educador. Estes são os três aspectos que acredito serem cruciais e necessários para se desenvolver um trabalho pedagógico integrando as mídias na escola.

*(Texto produzido no curso de especialização de Tecnologias)

Nenhum comentário:


SÃO JOÃO

SÃO JOÃO

SÃO JOÃO

SÃO JOÃO

SÃO JOÃO

SÃO JOÃO

SÃO JOÃO

SÃO JOÃO

RECREIO

RECREIO