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Profa. Márgara

O PAPEL DO PROFESSOR


Williams Portela
Por Williams
O papel do professor é procurar despertar sim, a curiosidade do aluno, através da melhor oportunidade de aprendizado, despertando curiosidades relacionadas ao prévio conhecimento do aprendiz.
No processo ensino-aprendizagem é importante valorizar a opinião do aluno, os seus interesses, suas dúvidas, suas observações, pois o professor não tem domínio absoluto sobre a verdade. O docente também é um aprendiz tanto em sua relação com o discente como também com o corpo pedagógico.

O aluno deve ser um questionador durante o processo de ensino-aprendizagem. A interatividade - aluno x professor x objeto deve ser bem sucedida relação dialógica apreendendo novas informações e construíndo o novo conhecimento. Por esta razão, o professor, tem que redirecionar os métodos didáticos/pedagógicos no momento em que não despertou o interesse e a participação do seu aluno em torno do conteúdo abordado.

Para Nóvoa, ser professor na atualidade é muito complexo, não têm que lidar só com os saberes, mas também com a tecnologia e com a nova complexidade da inclusão sócio-cultural, o que não existia na escola do passado. Para ele o professor vive o paradigma de ser reflexivo sobre a sua prática, em que pensa, em que reelabora sua prática. Segundo Nóvoa, é impossível imaginar a profissão docente em que essas práticas reflexivas não existam, elas sempre têm que serem reelaboradas dependendo da situação envolvida no desenvolvimento do ensino-aprendizado.

Na atual era da informação, o ambiente das escolas mais modernas estão em transformação. A nova prática da educação socio- interacionista, está provocando uma espontânea comunicação entre o aprendiz e os meios tecnológicos disponíveis no novo ambiente escolar. Isto estar causando uma verdadeira revolução na forma de disponibilizar os novos recursos pedagógicos no novo ambiente escolar.

As escolas da atualidade diversifica e transforma o seu ambiente pedagógico, no intuito de alcançar as multiplicidades cognitivas ligadas a singularidade de cada aluno. Portanto, a escola estar disponibilizando novas formas de ambientes de estudos, tais como: laboratório de informática, sala de vídeo, sala de jogos, sala de projeções eletrônicas etc..
A escola muda seu lay out para atender as multiplas formas de aprendizagem inerente a cada aluno.

A uma necessidade do professor continuar aprendendo através de sua postura diante das novas tecnologias.

A pedagogia deve reformular seus métodos tornando a aprendizagem mais efetiva e prazerosa. Para Mizukami (1986) a ação do docente através de aulas expositivas é educação bancária definida por Paulo Freire. Nesta concepção aprender é ter capacidade de memorização a informação recebida de forma fidedígna.

A visão do educador atual deve ser a de proporcionar melhores condições para o aprendizado, e esse objeto é dado através da interatividade do aprendiz com o mundo físico e o mundo social.

Neste sentido, aprender é dar novos significados ao conhecimento já adquirido ao longo da vida (conhecimento prévio) através da interatividade entre esses conhecimentos e as várias facetas do mundo físico e do mundo social. Esse conhecimento será construído nesse processo de interação entre aprendiz e o mundo vivido. Portanto esse produto do novo conhecimento em construção será feito através do processamento, da interpretação, da compreensão e da reformulação da nova informação a partir do prévio conhecimento .

Para Maria Umbelina Caiafa Salgado, o professor é um profissional em constante formação, refletindo criticamente sobre diferentes aspectos de sua prática pedagógica, em que suas práticas ''dialoga'' com a sociedade, com o sistema de ensino, com a categoria docente, como também com sua comunidade escolar. Para ela, esses conjuntos de relações resultam na dinâmica do processo de formação da identidade do professor como profissional.

Na opinião de Nóvoa, a experiência docente, por si só, pode ser uma mera rotina, não é ela que é formadora do apredizado. Forma o apredizado ou novo conhecimento é a reflexão sobre a experiência prática, ou a pesquisa sobre essa experiência. Portanto, o professor é o profissional que tem habilidades para refletir e reformular  suas práticas.

Para lidar com as inovações tecnológicas na escola, se faz necessário o domínio dos processos tecnológicos para elaborar e reelaborar as práticas no sentindo de buscar através dos mecanismos, dos procedimentos técnicos, das práticas pedagógicas a, construção do conhecimento a partir das informações direcionadas através da comunicação e pesquisa com a ferramenta tecnológica.

A tecnologia, como a Internet, trás um vasta gama de informações tanto técnicas como informativas quanto comunicativas. Porém é necessário que o professor não confunda informações com o conhecimento. A informação faz parte da base necessária para a construção do novo conhecimento. Com as inúmeras possibilidades que o computador cogita como possíveis tarefas pedagógicas. Porém, essa prática, poderá não está contribuindo para o processo de construção do novo conhecimento. O aluno poderá fazer coisas fantásticas com o computador, porém deve-se ter cuidado com esse procedimento, para não sê-lo uma mera repetição de funções simplificada do micro.

Neste aspecto o professor deve indagar se o uso das tecnologias está ou não contribuindo para a construção de novos conhecimentos. No uso do computador o professor deve conhecer as técnicas de informática para realizar atividades, procurando saber quais os melhores significados para construir-se um novo conhecimento. Nesta prática o professor deve mudar as atitudes na sua prática pedagógica, procurando conhecer o suficiente de programação, de práticas multimídias, da busca da informação e comunicação na internet. Ou seja, deve entender os recursos das diversas tecnologias usadas para a ação da prática da construção do novo conhecimento.

As facilidades técnicas oferecidas pelos computadores possibilitam um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar.

Para Tornaghi, a Internet permite acessar muitos textos, hipertextos, imagens, vídeos, sons e permite o caminho inverso: que a escola vá ao mundo. Com a advento da Internet a escola pode mostrar seus trabalhos trocando suas dúvidas e incertezas na construção de suas práticas. Contudo, essas ferramentas tecnológicas são de leituras, ou seja, informações de compreensão, leitura de objetos do mundo das informações, que servem na construção do novo conhecimento.

Segundo Valente, o conhecimento é o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação. É o significado que atribuímos e representamos em nossas mentes sobre a nossa realidade. É algo único, próprio de um indivíduo, construído por ele através de suas análises sobre as informações adquiridas.

A escola precisa de uma reorientação na questão do uso das novas tecnologias, se inteirar com o manejo técnico e sua diversidade tecnológica e relacioná-lo ao plano pedagógico.

– Na construção do novo conhecimento a ser produzido, através das novas práticas de ensino-aprendizagem, o docente deve refletir suas práticas e reorientá-las em uma constantemente avaliação de suas práticas em busca de atingir a construção do novo conhecimento que vai ser adquirido por cada aprendiz. Para o professor atender a uma prática pedagógica integradora, contemplando os contéudos curriculares, as competências, as habilidades usando as diferentes tecnologias ao seu dispor, se faz necessário a realização de projetos: o projeto da sala de vídeo, o projeto da informática, o projeto da biblioteca, o projeto de leitura e etc. A pedagogia de projetos permite que o aluno aprenda- fazendo e reconheça a autoria daquilo que produz, para uma análise mais apurada na construção do seu novo conhecimento.

Williams Portela Lima


SÃO JOÃO

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