A relação entre cinema e educação, inclusive a educação escolar, faz parte da própria história do cinema. A produção cinematográfica, a indústria do cinema, sempre foi considerada um poderoso instrumento de educação e instrução. A utilização do cinema como veículo e ferramenta de ensino-aprendizagem oportuniza enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa.
Nos PNC’S do terceiro e quarto nível do ensino de artes, encontramos a necessidade de se trabalhar o cinema, o vídeo e a televisão, bem como as diversas formas visuais no currículo escolar.
Cinema e filmes em sala de aula precisam ser vistos com atenção, sons, imagens e movimentos, podem proporcionar uma troca coletiva de sentidos e formar uma linguagem e expressão de temporalidade
Tecnicamente o cinema não foi produzido para ser utilizado nas salas de aulas. O que possibilitou a sua utilização foi a sua conversão em VHDS ou DVD, permitindo o seu uso escolar com maior facilidade, utilizando-se apenas de um vídeo cassete ou aparelho de DVD para ser reproduzidos. Trabalhar o cinema em sala de aula e fazer com que o aluno reencontre a cultura, o lazer, a ideologia e os valores sociais.
O professor que queira trabalhar sistematicamente com o cinema devera estar preocupado com questionamentos importantes, tais como: o uso possível do filme está adequando à faixa etária dos alunos e etapa de aprendizagem escolar?Como abordar o filme na disciplina que leciona? Qual a cultura cinematográfica dos alunos? O cinema faz parte de uma cultura em massa e também é uma forma de mídia moderna. O professor não deve esquecer as diversas dimensões do cinema ao trabalhar filmes em atividades escolares.
A discussão de um filme é interessante, pois enriquece as várias formas de percepção. Apreender o que os filmes dizem e o que cada espectador, ao ver o filme, quer dizer, talvez seja a experiência educativa mais profunda que o cinema possa proporcionar. Cinema pode ensinar, para muito além do conteúdo que os filmes parecem apresentar. O professor deve buscar a natureza dos processos de desenvolvimento da linguagem audiovisual. Visto que as mídias audiovisuais, têm um papel fundamental como veiculo par a construção do conhecimento.
Neste sentido o cinema enquanto mídia educativa apresenta um grande potencial pedagógico, uma vez que é muito mais fácil, tanto para uma criança, quanto para um adulto, absorver informações advindas de estímulos audiovisuais. O filme auxilia o professor a romper com o modelo tradicional de aula baseada na explanação, podendo servir tanto para expor conteúdos quanto para ilustrar conceitos e demonstrar experiências.
Referências Bibliográficas
• MIRANDA, C.E.A.(ORG.) – As imagens educam in: A EDUCAÇÃO PELO CINEMA. Artigo cientifico. FE/UNICAMP.
• COUTINHO, Laura Maria. Cinema e educação: um espaço em aberto. In: Um salto para o futuro. Secretaria de educação a Distância, Ministério da Educação, Ano XIX – Nº 4 – Maio/2009.
• Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC /SEF, 1998.